Quem é Deus?

Nós queremos contar para você a respeito de Deus:

Você já ouviu falar dEle muitas vezes. Mas será que você O conhece? Queremos que você tenha certeza de uma coisa: Deus é real. Ele existe!

 

Deus é o Criador de todas as coisas – Gênesis 1.1

Deus criou todas as coisas no princípio do universo. Deus fez todas as coisas que não existiam, existirem. Quando Deus criou todas as coisas, não existia algo que pudesse ser usado no processo de fabricação ou como modelo para ser copiado.

Por exemplo: quando um artista deseja pintar um quadro, ele utiliza-se de tinta, que já existe e pinta algo que ele já viu, ou seja, uma paisagem, uma pessoa ou um objeto.

Deus não fez assim. Ele criou as todas as coisas a partir de Sua própria inspiração. Ao criar todas as as coisas, Deus não estava trazendo à existência apenas os objetos em si, mas também todas as idéias que seriam necessárias para que um objeto existisse.

Deus é o maior Ser que existe – Salmo 89.8

Não há outro que seja igual a Deus. Deus é superior a todo poder e força que existe.

Deus é o único Deus – 2 Samuel 7.22

Não existe outro Deus. Não existe outra força, divindade ou ser que possa ser chamado de deus. Nosso Deus é único e é Soberano – Deuteronômio 33.26.

Deus é Trino e Único – Mateus 28.19

Deus é único mas se revela em 3 pessoas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Apesar disso, não há 3 deuses, mas sim, apenas 1 Deus. São 3 pessoas que formam apenas 1 Deus.

Para tentarmos ilustrar isso, poderíamos tomar o exemplo de um celular. Existe a placa interna, que é responsável por realizar e receber chamadas. E existem o teclado e a tela do celular. Com o teclado, podemos digitar números ou letras, para dizer à placa interna que realize uma chamada ou envie uma mensagem. Com a tela, podemos ver  que está sendo digitado, ler o nome de quem está ligando ou ler uma mensagem recebida. Apesar de termos 3 partes distintas (placa interna, teclado e tela), não são 3 celulares, mas sim, apenas 1 celular com 3 partes. Apesar de ser um exemplo bem distante da grandeza e da beleza da Trindade, serve para nos dar uma ideia de como é Deus: um único Deus, composto por 3 Pessoas: Deus Pai, Deus Filho (Jesus) e Deus Espírito Santo.

Quando vemos a Trindade, podemos dizer que:
O Pai não é o Filho, mas é o Deus único.
O Filho não é o Espírito Santo, mas é o Deus único.
O Espírito Santo não é o Pai, mas é o Deus único.

Deus é o único que é Digno de adoração – 1 Crônicas 16.25

Deus é o único que pode ser adorado. Deus merece ser adorado – Apocalipse 4.11. Não há outra pessoa que mereça ser louvada ou adorada. Adorar a Deus é reconhecer quem Ele é, ou seja, superior e mais agradável do que todas as outras coisas e pessoas que existem ou existiram.

Deus é Senhor: tem o controle de todas as coisas – Salmo 24.1

Deus sabe de todas as coisas que acontecem. Deus tem o controle e pode interferir em qualquer coisa que Ele desejar. Deus mantém a Terra, o Sol e todo o Universo funcionando porque é Ele que faz com que toda natureza mantenha-se em ordem – Salmo 65.8-13.

Deus é a origem de todo o bem e de tudo que é bom – Tiago 1.17

Todas as coisas que são realmente boas e que fazem realmente bem vieram de Deus. Deus é totalmente bom. Portanto, quando Ele criou todas as coisas, repartiu com todas as coisas criadas o bem que está nEle.

Deus é a origem do Amor e Deus nos ama – João 3.16

Deus revelou Sua mais autêntica característica: o amor. Quando Deus criou o mundo, o fez por amor e empenhou todo Seu ser em fazê-lo. O amor puro, genuíno, agradável e belo vem de Deus, porque é algo extremamente bom. E tudo que é bom, vem de Deus, como vimos antes. Mas Deus ainda foi mais adiante e demonstrou Seu amor para com o mundo de maneira tão intensa que entregou Seu próprio Filho para morrer no lugar dos homens. Felizes são as pessoas que, não apenas creem em Deus, mas também amam verdadeiramente a Deus. Quem ama a Deus, tem contato e comunhão com Ele – 1 Coríntios 8.3.

Deus é Pai para aqueles que O amam – Isaías 64.8

Deus é Pai para nós. Deus quer estar junto e perto de nós e quer que nós O conheçamos não apenas como um ser grande, poderoso e distante, mas sim como um Pai, que está perto, que é amoroso e está se importando conosco. Foi por isso que Jesus nos ensinou a chamar Deus de Pai – Mateus 6.9.

Veja alguns atributos de Deus:

• Tem poder para fazer todas as coisas (Onipotente) – Lucas 1.37

• Está em todos os lugares ao mesmo tempo (Onipresente) – Jeremias 23.23 e 24

• Onisciente: sabe todas as coisas e possui a totalidade do conhecimento – 1 João 3.12

• Santo – Levítico 20.26

• Bom – Salmo 25.8

• Amoroso – Romanos 5.8

• Eterno – Isaías 26.4

• Justo – Apocalipse 16.5

• Fiel – II Timóteo 2.13

• Não muda – Malaquias 3.6

• Importa-se conosco – Isaías 54.10

Conclusão

Deus é uma pessoa real, bondosa, amorosa, que criou todas as coisas e que através dEle todos viemos a existir. Ele tem todo o poder, é santo, é justo, ama o bem e  importa-se com o ser humano. Apesar de sermos humanos falhos, imperfeitos e suscetíveis a erros, Deus nos ama e quer que O conheçamos como Pai e como alguém que está pronto para usar Seu poder para nos ajudar e nos abençoar. Quer dar a nós a certeza de que temos um Pai celestial e fazer com que conheçamos qual é o propósito de Ele ter criado cada um de nós.

CONTINUE LENDO:

CONTINUE LENDO: